top of page
  • Rafael Marques Barboza

A metodologia é descoberta, muitas vezes, na medida em que se avança


Imagem de @newhappyco


Na semana passada meu chefe compartilhou comigo essa excelente entrevista que a Adlatina Group realizou com o CSO da Gut Buenos Aires, Javier Quintero. Eu me identifiquei bastante com várias coisas, mas, em especial, com uma das suas respostas quando lhe foi perguntado sobre os desafios da gestão estratégica nos dias de hoje. Aqui está o que ele disse:


"Os desafios que as marcas enfrentam hoje exigem vários conhecimentos, habilidades e dinâmicas diferentes. A parte mais divertida e complexa de trabalhar em estratégia, eu acho, tem a ver com a mesma coisa. Trabalhar com perfis híbridos, em processos de trabalho não lineares em que a metodologia é muitas vezes descoberta à medida que avança: esse é um dos maiores desafios da função (...)"


Bem, comigo muitas vezes é assim: descubro a melhor forma de realizar o trabalho na medida em que começo a fazê-lo. É no ato de fazer que vou encontrando padrões, significados e isso me permite identificar a melhor metodologia.


Lendo a entrevista ficou claro pra mim que a metodologia é descoberta, muitas vezes, na medida em que se avança, especialmente quando se trabalha com uma equipe de profissionais híbridos. E isso me deu até um certo alívio. Ufa!


Acho que, como estrategistas, precisamos conhecer diferentes metodologias e ampliar nosso repertório. E não é difícil fazer isso, pois atualmente temos inúmeras metodologias disponíveis no mercado. Por exemplo, você pode pesquisar no Google por "Design Kit" e conferir os métodos e processos de design da IDEO. Você pode também acessar a Untools e aproveitar a coleção de ferramentas e estruturas de pensamento para ajudá-lo a resolver problemas, tomar decisões e entender sistemas. Enfim, há muita coisa boa por aí.


Gosto do que Rodrigo Dorfman escreveu em um artigo para o Propmark: "metodologia não é aquela tia chata que entra para acabar com a festinha das crianças no play. Ao contrário, ela arruma o play para as crianças brincarem ainda mais".


Ao ampliar nosso repertório sobre diferentes metodologias, tornamos nossa caixa de ferramenta mais robusta e podemos escolher a ferramenta certa para realizar o trabalho. É aí então que a diversão acontece.

bottom of page