top of page
  • Rafael Marques Barboza

Férias na Verum Cabanas

Escrevi há algumas semanas sobre minha ida a Passo Fundo a trabalho e o início das minhas férias. Agora estou aqui pra compartilhar os registros dos dias em que a Gabi e eu ficamos hospedados na Verum Cabanas, em São Vendelino, Rio Grande do Sul.

Tiramos essa foto no primeiro dia, logo após nossa chegada. A Gabi me fez essa surpresa de aniversário. Ela comprou o kit de boas-vindas da cabana, que incluía um vinho branco, uma caixinha de chocolates Ferrero Rocher e um pacote de gelo. Ela também pediu pro pessoal que administra a cabana colocar esse letreiro de "Feliz Aniversário". Isso porque eu faço aniversário no dia 11 de agosto, e ela no dia 15. Então, nossa estadia na cabana foi, além de uma pausa para descansar, um feliz aniversário para nós dois.

O vinho que veio no kit de boas-vindas era um vinho branco da marca Don Guerino. Eu achei o vinho bem agradável, e acredito que a Gabi também tenha gostado. Afinal, nós dois tomamos todo o vinho em uma tarde — ou melhor, em algumas horas, para ser honesto (risos).

A cabana tinha uma TV e um sofá confortável na sala, próximo à cozinha. Nós usamos a TV basicamente para ouvir música, assistir a alguns jogos das Olimpíadas de Paris 2024, que estavam passando na Cazé TV, e ver filmes. Durante nossa estadia, conseguimos assistir a um filme inteiro sem dormir no meio. Não me pergunte exatamente como. Eu sempre acabo dormindo no meio dos filmes quando assistimos em casa. Só não durmo no meio do filme quando estamos no cinema, até porque isso seria esquisito demais. O filme que assistimos foi Na Mira do Perigo, dirigido por Robert Lorenz. Achei o filme interessante, embora com um enredo um pouco dramático demais.

Veja como estávamos confortáveis nesse dia. Lembro-me de fazermos uma pausa pra pegar mais pipoca e colocar uns pães de queijo pra assar no forno.

Sim, esse dia foi perfeito.

O quarto ficava no segundo andar da cabana e tinha uma vista incrível pra natureza. O único problema do quarto, precisamos falar disso, era que um lado da cama ficava muito próximo à parede, então era difícil subir na cama por ali. A Gabi acabou ficando desse lado da cama meio que inconscientemente, eu acho. Não me lembro de termos conversado sobre quem deveria ficar em qual lado da cama. Enfim. A questão é que ela tinha que fazer todo um malabarismo pra subir na cama sem bater a cabeça na parede. Depois, comentamos sobre isso algumas vezes, sempre em tom de brincadeira, rindo da situação e da logística pra conseguir se ajeitar na cama. Acabou virando uma das nossas piadas internas da viagem.

Aqui está a Gabi, maravilhosa, descendo as escadas.

A próxima foto mostra o momento exato em que eu consegui registrar ela se virando, olhando pra cima na minha direção e sorrindo.

Eu amo essas duas fotos.

Não posso deixar de comentar sobre o café da manhã, que chegava nessa linda cesta toda manhã, por volta das oito e quarenta e cinco. Como funciona? O pessoal que administra a cabana combina um horário com você, e, toda manhã, eles entregam uma cesta de café da manhã na porta da cabana no horário combinado. O café da manhã é realmente incrível e vem com muita variedade.

Essa era a vista do lado de fora da cabana. Essa árvore acabou atrapalhando um pouco a foto. Na verdade, acho que tentamos (eu tentei) tirar uma foto "instagramável" e ficou assim (risos).

Um pouco mais abaixo, se você caminhasse, havia um riacho. Nós fomos até lá dar uma olhada. Havia um espaço com um banquinho pra você se sentar ao ar livre e aproveitar o som da natureza. Acabamos não ficando muito tempo por lá e nem tiramos fotos do local. Na verdade, não sei se a Gabi fez algum registro, mas eu acabei não tirando nenhuma foto.

No último dia da nossa estadia, tivemos esse sol que apareceu no céu para fechar com chave de ouro nossa viagem. Juro que, quando escrevi essa frase, minha intenção não era fazer nenhum trocadilho que remetesse às Olimpíadas, mas só me dei conta disso quando estava relendo o texto antes de publicá-lo. Parênteses feito, gostaria de terminar dizendo que todos os dias que ficamos na cabana foram ótimos. Conseguimos aproveitar bastante e, acima de tudo, descansar.

Desde que a viagem acabou, para ser mais exato, desde o primeiro dia após o fim da viagem, já começamos a pensar em qual será a nossa próxima. Em breve, se tudo der certo, teremos mais algumas histórias pra contar por aqui. Não vejo a hora.